Concurso de Vídeo Profissional

O projeto “Contribuição para a gestão e valorização de produtos da pesca do rio Minho –COOPERMINHO” liderado pelo Município de Vila Nova de Cerveira, através do Aquamuseu do Rio Minho, envolve as Universidades do Porto e de Aveiro. Com execução até 30 de setembro de 2020, este projeto que integra a medida “Promover uma Pesca Sustentável, Eficiente, Inovadora e Competitiva”, na Ação “Inovação e Conhecimento”, e na Intervenção “Parcerias entre Cientistas e Pescadores”, tem como objetivos a valorização dos recursos piscícolas do rio Minho e património sociocultural associado, junto dos consumidores, a implementação de boas práticas junto dos profissionais envolvidos na atividade; e a promoção da sustentabilidade dos recursos explorados. Os objetivos gerais do projeto de valorização e gestão sustentável de recursos piscícolas desta região (“VALORIZAÇÃO DA PRODUÇÃO PISCATÓRIA DO RIO MINHO – CONTRIBUIÇÃO PARA A GESTÃO E VALORIZAÇÃO DE PRODUTOS DA PESCA DO RIO MINHO (COOPERMINHO) –COMUNICAÇÃO E FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DA COMUNIDADE LOCAL PARA A VALORIZAÇÃO DOS RECURSOS PÍSCICOLAS DO RIO MINHO”), a ser proposto pelo Município de Vila Nova de Cerveira são:

1. Valorizar recursos piscícolas do rio Minho e património sociocultural associado junto dosconsumidores, em particular a lampreia e o sável;

2. Distribuir os rendimentos dos agentes envolvidos na atividade piscatória de forma justa;

3. Implementar boas práticas junto dos profissionais envolvidos na atividade;

4. Promover a sustentabilidade dos recursos explorados;

5. Criação e divulgação da marca associada a produtos da pesca para posterior registo.

O Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro é responsável pela componente de“Comunicação e formação socio ambiental da comunidade local para a valorização dos recursospiscícolas do Rio Minho “, que tem os seguintes objetivos:

1. Desenvolver Estratégias de Comunicação e Sensibilização dos cidadãos e consumidores de recursos piscícolas acerca da importância da conservação e valorização do património ambiental, cultural e socioeconómico associado ao Rio Minho e produtos da pesca (biorecursos endógenos);

2. Formar vários segmentos da comunidade local em questões de proteção ambiental (literacia ambiental e práticas conservacionistas), de trocas comerciais justas e responsabilidade social associada à atividade da pesca;

3. Avaliar a eficácia das estratégicas de comunicação e formação não técnica desenvolvidas e implementadas.

O vídeo promocional terá como objetivo constituir-se como um pequeno documentário sobre o projeto (Cerveira, Bacia Hidrográfica do Rio Minho, Peixes Migradores Anádromos: Lampreia e Sável, Comunidades de Pesca, Cultura e Gastronomia, questões socio ambientais e socioeconómicas, valorização dos biorecursos endógenos, vídeo promocional da marca).

O vídeo deverá ter as seguintes características: resolução mínima HD (1080×720), duração máxima de 5 minutos, entregue em formato MP4.

A entrega do vídeo será efetuada por email enviado para heitorob@ua.pt até às 24 horas do dia 30 de junho de 2019.

O júri que apreciará as candidaturas é presidido por Ulisses M Azeiteiro (responsável do projeto na Universidade de Aveiro) e os Vogais Carlos Antunes (Diretor do Aquamuseu), Aurora Viães (Vereadora da CMVNC), Luís Cunha (responsável do projeto na Universidade do Porto), MárioJorge Pereira e Heitor O Braga (Universidade de Aveiro). Ao vídeo vencedor será atribuído como prémio uma Action Cam GOPRO Hero 7 em Preto.

O calendário das apresentações públicas do projeto e resultados será atualizado nas páginas web, facebook e instagram do projeto.

Instagram: https://www.instagram.com/cooperminho/
Facebook: cooperminho