Atividades

A equipa do DBio UA do Projeto COOPERMINHO estará presente no IX ENCONTRO DA REDE BRASPOR – SAGRES, de 9 a 12 de Outubro de 2019.

A equipa do DBio UA do Projeto COOPERMINHO estará presente no The XX Iberian Symposium on Marine Biology Studies (SIEBM XX) na Universidade do Minho, Braga, entre 9 e 12 de setembro de 2019.

Sessão de Apresentação do Projeto COOPERMINHO “Contribuição para a gestão e valorização de produtos da pesca do rio Minho – COOPERMINHO” | AQUAMUSEU de Vila Nova de Cerveira | Sábado, 23 de fevereiro de 2019


23 FEVEREIRO 2019

PROGRAMA

Sessão de Apresentação do Projeto COOPERMINHO “Contribuição para a gestão e valorização de produtos da pesca do rio Minho – COOPERMINHO” | AQUAMUSEU de Vila Nova de Cerveira | Sábado, 23 de fevereiro de 2019

10:00 – 10:20 Abertura com a Intervenção da SenhoraVereadora Aurora Viães da CMVN Cerveira com o pelouro da Cultura e Educação.

10:20 – 10:40 Apresentação da componente “Estudo da Perceção dos Consumidores e Desenvolvimento da Marca dos Produtos Piscícolas” (Universidade do Porto, através do grupo de Ciências do Consumo e Análise Sensorial do GreenUPorto – Centro de Investigação em Produção Agroalimentar Sustentável, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP)).

10:40 – 11:00 Intervalo para café.

11:00 – 11:20 Apresentação da componente “Comunicação e formação socio ambiental da comunidade local para a valorização dos recursos piscícolas do Rio Minho“ (Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro).

11:20 – 11:40 “Bio Economia Azul – Muito mais que mar” Ricardo Calado (Vice-Diretor do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, CESAM & ECOMARE).

11:40 – 12:00 Encerramento pelo Diretor do Aquamuseu de Vila Nova de Cerveira.

LIVRO INFANTO-JUVENIL SOBRE A BIOLOGIA E A ECOLOGIA DA LAMPREIA E DO SÁVEL

Você sabia que estamos a preparar um material didático inédito (Livro infanto-juvenil) sobre a biologia e a ecologia da lampreia e do sável?

Esse livro será destinado principalmente ao primeiro ciclo dos agrupamentos escolares de Vila Nova de Cerveira e de regiões no entorno.

A autora convidada, Joana Estima C. da Rocha, tem um registo e publicações neste domínio apreciáveis.

Posteriormente esses materiais também ficarão disponíveis no site e nas redes sociais do projeto Cooperminho de forma gratuita!

Fiquem atentos as nossas postagens e curta Cooperminho no Facebook e no Instagram!

FEVEREIRO 2019

No próximo dia 8 de fevereiro iremos fazer a primeira saída de campo para a caraterização da flora ripícola, fauna de mamíferos de pequeno e médio porte e da herpetofauna da região de Vila Nova de Cerveira, Portugal.

Esses dados da vegetação rípicola e da fauna serão fundamentais para a produção de um guia ecoturístico (formato impresso e digital) para a área de estudo do Projeto Cooperminho!

Esta parte de Colheita de dados será realizada pelos seguintes profissionais:

– Lísia Graciete Martins Pereira Lopes Pestana (Técnica Superior – Herbário, Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, Portugal);

– Victor Bandeira (Técnico Superior- Mamíferos e Herpetofauna, Departamento de Biologia, Universidade de Aveiro, Portugal)

Acompanharão as saídas o Professor Ulisses Miranda Azeiteiro o e Pós-doc Heitor Braga do Departamento de Biologia da UA.

Em breve traremos mais novidades dessa atividade de campo!

FEVEREIRO 2019

A equipa do projeto Cooperminho realiza uma apresentação do projeto no dia 23 de fevereiro de 2019, no AQUAMUSEU do rio Minho, pelas 10 horas, em que foram convidados as(os) Senhoras(es) Presidentes de Junta de Freguesia das Freguesias do Concelho de Vila Nova de Cerveira (Cornes, Covas, Gondarém, Loivo, Mentrestido, Sapardos, Sopo, União de Freguesias de Campos e Vila Meã, União de Freguesias de Candemil e Gondar, União de Freguesias de Reboreda e Nogueira, União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe), Autarcas dos Concelhos limítrofes (Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença), a ADRIMINHO, o Diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira,  a Direção da ETAP – ensino secundário Polo de VNC, a Direção do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Confraria da Lampreia do Rio Minho e Comunicação Social Local. 

JANEIRO 2019

A equipa do projeto Cooperminho realizou uma sessão de divulgação no dia 17 de janeiro de 2019 na ETAP – Escola Profissional, Vila Nova de Cerveira com a temática “Bioecologia, impactes naturais e antrópicos e Conservação de peixes migradores anádromos (Lampreia e Sável). A valorização dos recursos naturais endógenos e aspetos socioculturais e socioeconómicos.”

NOVEMBRO 2018

BRAGA, H.O. et al., 2018 Conhecimento Ecológico Local (CEL) e Valorização dos Recursos Piscícolas nas comunidades piscatórias da bacia hidrográfica do rio Minho (Vila Nova de Cerveira, Portugal). IX Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho (9 e 10 de novembro, Vila Nova de Cerveira)

BRAGA, H. O. et al., 2018 Conhecimento Ecológico Local (CEL) e Valorização dos Recursos Piscícolas nas comunidades piscatórias da bacia hidrográfica do rio Minho (Vila Nova de Cerveira, Portugal). Workshop em Biodiversidade Funcional – Que investigação fazemos? na Universidade de Aveiro, Portugal (14 de Novembro, Aveiro).